Estudar para aprender, viajar para crescer

Durante os estudos, as graduações, os aperfeiçoamentos nos guiam rumo à uma carreira ou à uma profissão dando expectativas às nossas aspirações na vida, por exemplo, estabilidade e prosperidade financeira e o prazer pelo que se faz.
Mas quando temos a possibilidade de entrar em contato com culturas diferentes, podemos até nos dar leves desculpas de que vamos reunir com os amigos, desfrutar da natureza, mas na realidade, uma viagem esta muito além disso.

Ampliando conhecimentos e pontos de vista diferentes, podemos observar como o mundo é vasto e que não gira somente em torno de nossas pequenas aspirações, mas sim, contribuem para que elas enriqueçam e nos tornem conhecedores de nós mesmos.
Muitas pessoas viajam pelo simples turismo comercial, e mesmo assim trazem, além da suvenirs extras na mala, uma bagagem de conhecimento e amplitude dentro do olhar sincero e respeitoso que cada costume nos preenche.

Possibilitando essa proximidade com tradições, misticismos e religiosidade de povos que talvez não tenham tocado a imensidão da era digital, ou de nações no extremos desenvolvimento da tecnologia, nos ensinam como a diferença é valiosa.
Por que quando nos afastamos de nossa própria cultura, observamos o quanto ela nos influencia, na maneira de pensar, de falar, de se relacionar, e temos a chance de fazer novas amizades, no que muitas vezes somos quase forçados a isso. Não temos a pressão do dia a dia em uma viagem, desfrutando do tempo, do espaço, dos sabores, das paisagens…
Esse auto conhecimento e respeito, muitas vezes, não é trazido a tona nos estudos. Vale a pena orientar os alunos a buscarem e olharem para as diferenças, por que se existe algo que pode ser para sempre em nossa memória, com certeza, são as viagens!

“(…) O homem precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos e não simplesmente como é; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver (…)”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s