Os Cuidados com a Voz do Professor

Olá Professor,

Cada ano que inicia planejamos muitas metas, sejam elas relacionados ao trabalho, a vida pessoal, a uma causa mundial, almejando ser melhor e estar bem. Cuidar de outras pessoas também requer cuidados com nós mesmos e nosso tema será sobre a voz.

Sabemos que manter a harmonia em nossa saúde é uma grande conquista que aos poucos, com cuidados, elimina parte de preocupações e nos ajuda a ter sempre uma boa auto estima.
Para profissionais, como nós, que usamos um instrumento importantíssimo que é a voz, não podemos deixar de dar uma especial atenção, e claro, um imenso cuidado a ela.

A voz é uma das principais características individuais em cada pessoa, assim como a fisionomia. Através dela percebemos um estado emocional, uma idéia, um pensamento. Podemos reconhecer uma pessoa através de sua voz.
Ela é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, as mesmas no momento da expiração, aproxima-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral, por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.

Todos nós precisamos de ter cuidados com a voz, inclusive, professores que sempre usam diferentes entonações, volumes, pois aos poucos ela se desgasta, causando irritações na garganta e problemas, onde o tempo não poderá ajudar.

Ás vezes precisamos falar alto em sala de aula, como no caso da educação infantil, com um tom mais grave que pode não ser respectivo ao tom de sua própria voz, fazendo com que as cordas vocais se irritem pouco a pouco.

Em alguns estudos orientais, a região da garganta, incluindo a voz, está relacionada a um centro de força que corresponde à criatividade. E dizem que quando os problemas começam a surgir nesta área é por que estamos nos tornando metódicos, sem criatividade, levando a vida muito a sério. Vale perceber que a alegria, o bom humor, a criação, o lirismo, ajudam a equilibrar o funcionamento desta região.
Cantar em baixo do chuveiro, fazer coisas inusitadas, contar piadas, estar entre pessoas alegres sempre é um grande prazer, não só para a garganta, mas também para o cotidiano.

Portanto, não deixe esse aspecto de lado, cuide-se e seja feliz!

Anúncios

Um comentário em “Os Cuidados com a Voz do Professor

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s