Cinco dicas de exercícios simples para manter um corpo saudável!!!

Caro professor,

Essas 5 dicas de exercícios são decorrentes do texto “O Corpo Harmônico”.

Elas podem ser incorporadas ao seu dia-a-dia sem alterar significativamente sua rotina. Ao contrário, você perceberá que estará mais consciente e desperto para realizar suas atividades cotidianas e perceberá seu corpo cada vez mais saudável, harmônico e bem disposto.

Experimente!!! Realize esses 5 exercícios todos os dias e, em um mês, nos conte os resultados, certo? Experimente a sensação de se dar todos os dias um tempo para si mesmo.

Exercício 1: Aquecimento do corpo

 

Acorde bem! Antes de começar a rotina (se for preciso, desperte-se 15 minutos antes que o normal), faça um grande alongamento, ainda na cama, espreguiçando-se e bocejando bastante. Depois levante-se rápido, se possível coloque uma música que lhe dê uma sensação prazerosa, e movimente as articulações fazendo círculos: comece pelos tornozelos e suba para os joelhos, quadris, ombros, braços, punhos, pescoço. Ao fazer esses movimentos, dirija sua atenção para cada articulação. Perceba o grau de alongamento de cada uma, se dói, se um lado é mais alongado que o outro. Aproveite a música e faça esses movimentos circulares, de forma prazerosa!!!

Depois, comece seu dia de bem com a vida!!!

Exercício 2: Respiração 7 x 7

Essa respiração é muito potente. Te dá uma sensação de estar com mais energia e disposição. Você poderá fazer essa respiração sempre que tiver um tempo livre. Ou seja, no carro, no ônibus, na fila do banco ou do supermercado, no intervalo das aulas.

1-    Para a respiração 7 x 7 você precisa encontrar um local no meu corpo onde perceba os batimentos do seu coração. Pode ser sentindo com os dedos o seu pulso ou no pescoço, a jugular, por exemplo.

2-    Quando tiver sentindo seu pulso com mais clareza, esvazie os pulmões com uma expiração profunda e conte 7 pulsos, inspirando lentamente.

3-    Ao encher completamente os pulmões, no sétimo pulso, comece a expirar contanto mais sete pulsos.

4-    Repita esse inspirar e expirar em 7 batimentos do coração, sete vezes.

Ao longo do dia você poderá fazer essa respiração sempre que quiser. Ela traz benefícios ao corpo e à mente, por oxigenar melhor o organismo e o cérebro. Nos dá uma sensação boa, de presença e energia para a vida!!!

Exercício 3: Alongamento da coluna

O vídeo abaixo demonstra uma sequencia de exercícios muito boa para o alongamento da coluna. Se você puder realiza-lo todos os dias, quando chega em casa ou antes de sair, seria muito bom. A prática completa não passa de 5 a 10 minutos e a pessoa do vídeo demonstra diversas vezes a sequência de movimentos.

O alongamento da coluna é uma prática muito importante, pois desbloqueia tensões e ativa a circulação intervertebral e da medula óssea!

Se não tiver muito tempo, encontre um ambiente mais reservado e, em pé, desça a cabeça, devagar, até o máximo que puder, sem forçar muito, mantendo as pernas estiradas. Depois vá subindo as costas devagar, sendo que deixe a cabeça para levantar por último.

Depois levante os braços e incline-se para trás, forçando levemente a coluna para trás. Não faça esforços demasiados!!!

Depois, volte para ficar em posição ereta, deixe os braços ao longo do corpo e vire-se ao máximo para a direita, olhando para trás, sem tirar os pés do chão, alongando a coluna. Por último, repita a última torção para a esquerda.

Exercício 4: Dançar

Dançar é um ótimo exercício! Para o corpo e para a alma! Todos os dias dance, ao menos uma música inteira e verá como o seu corpo agradece!!!

Seja seu próprio DJ e escolha as melhores músicas que quiser. Afinal você merece!

Exercício 5: Respiração profunda e relaxamento antes de dormir

Antes de dormir, relaxe na cama. Nada de ficar pensando no que vai fazer na manhã seguinte. Todos esses pensamentos você deve ter antes de deitar. Depois que deitar na cama, evite pensamentos assim!

Para isso, tente relaxar e fazer uma respiração profunda, inspirando e expirando lentamente. Não pense em nada, a não ser na respiração. A cada expiração, deixe as tensões saírem. Observe seu corpo, desde os pés, passando pelas pernas, quadris, costas, pescoço, cabeça, rosto. A cada expiração, relaxe uma área do seu corpo. E então… tenha uma linda noite de sonhos!!!

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